GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO      
 

A componente de formação em microscopia electrónica por via da leccionação de unidades curriculares/módulos de cursos de todos os ciclos do Ensino Superior é uma forma importante de divulgação das técnicas de microscopia electrónica.

 

As infraestruturas de microscopia electrónica do Laboratório de Microscopia Electrónica (DECV/CICECO-UA) que integram o  Pólo da Universidade de Aveiro, e os seus docentes/ investigadores e técnicos participam na leccionação de matérias de microscopia electrónica, na realização de trabalhos práticos e ensaios incluídos nos programas de um conjunto disciplinas de cursos do Ensino Superior, respeitantes a cursos de Licenciatura e a cursos de Mestrado.

 

O  Laboratório de Microscopia Electrónica do RNME – Pólo de Coimbra, através dos seus docentes/ investigadores e técnicos participaram, ainda, na leccionação de matérias nas áreas de microscopia electrónica e técnicas de bio-imagem estrutural, na realização de trabalhos práticos  e ensaios incluídos nos conteúdos programáticos de várias Unidades Curriculares do Ensino Superior ministradas pela FMUC, compreendendo um Programa inter-universitário de doutoramento.

 

Na Universidade do Minho a formação em Microscopia Electrónica está integrada em várias Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais, de um curso de Mestrado (2º Ciclo) em  Unidades Curriculares de Programas Doutorais.

 

Na Universidade do Porto a formação em Microscopia Electrónica está integrada em várias Unidades Curriculares das Licenciaturas e Mestrados Integrados em Física, Química, Engenharia Química, Engenharia Biomédica e Engenharia de Materiais, cabendo ao CEMUP o apoio a algumas actividades lectivas e às actividades de aplicação e demonstração experimental.

 

 

A criação da RNME abriu novos horizontes para a formação avançada e altamente diferenciada de alunos de Doutoramento (3º Ciclo) em questões científicas que envolvem uma forte componente de Microscopia Electrónica. Para informação acerca dos programas doutorais deverão ser consultadas a páginas das respectivas universidades